in

Semana da Tecnologia da UFRJ leva mais de 100 atividades a estudantes

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realiza, a partir desta terça-feira (17), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento, que segue até o dia 26 de outubro, ocorre em alguns dos campi da universidade no estado e em escolas dos territórios de Manguinhos e Maré, no Rio de Janeiro. As atividades são voltadas para os estudantes de escolas públicas e privadas. O foco desta edição é sustentabilidade e inovação.  

As atividades abordam temas como inovação, tecnologia, games, meio ambiente, sustentabilidade e reciclagem de lixo. Ao todo são mais de 100 atrações, que vão de oficinas a visitas guiadas.  O destaque da programação são as atividades no Centro de Tecnologia da Cidade Universitária, a Ilha do Fundão, na zona norte da cidade, que ocorrem de 18 a 20 de outubro. Apenas no Centro de Tecnologia são esperados cerca de 6 mil estudantes de mais de 60 escolas das redes pública e privada. 

No campus de Xerém, em Duque de Caxias, as atividades acontecem de 17 a 18 de outubro e, no campus Macaé, entre os dias 17 e 19. Em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ações também serão realizadas na edição SNCT nos Territórios, em escolas das comunidades de Manguinhos e Maré, nos dias 24 e 26, respectivamente.  

Entre as atividades previstas está a oficina Por dentro do Corpo, realizada pelo Museu da Anatomia, que vai levar crianças para conhecerem um pouco mais sobre o corpo humano, seus órgãos e funcionamentos. Em Contato Inova, o público vai poder interagir com o Contato-01, instrumento musical que produz sons a partir dos movimentos corporais.  

Já Meninas da Baixada e Nanotecnologia é voltada para meninas de 14 e 18 anos e irá discutir a inclusão de mulheres nesse mercado de trabalho, além de fazer experimentos simples e práticos sobre as bases da nanotecnologia. Outra atividade prevista é a Oficina de podcast, realizada pela Rádio UFRJ.

O público também terá a oportunidade de conhecer laboratórios, museus e centros de pesquisa da UFRJ. Uma das atrações será a visita ao Maglev-Cobra, meio de transporte sustentável, criado pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe-UFRJ). 

A programação completa e mais informações estão disponíveis no site da SNCT. De acordo com a organização do evento, a SNTC está aberta também para a participação do público espontâneo. 

Fonte da matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil conquista cinco medalhas em olimpíada latina de astronomia

Brasil conquista cinco medalhas em olimpíada latina de astronomia

Evento para popularização da ciência no Brasil começa nesta terça

Evento para popularização da ciência no Brasil começa nesta terça